Colorado, destino fantástico para curtir as 4 estações

*por Ana Paula Garrido

Um dos  estados mais interessantes dos Estados Unidos, Colorado é privilegiado pela natureza, com boa parte do seu território ocupado por florestas, chapadas, vales e as belas  Montanhas Rochosas, com nada menos que 54 picos de mais de 4 mil metros de altitude.

Patos selvagens aproveitam os dias de verão – foto AP Garrido

A enorme região tem belas paisagens cobertas de neve no inverno que derretem no verão formando graciosos lagos,dezenas de mananciais de águas termais, mais de 12 parques e monumentos nacionais, nascentes de importantes rios americanos, mais de 20 belas rotas cénicas para explorar e como se não bastasse, cerca de 300 dias de sol e céu azul durante todo o ano completam esse cenário de sonho.

Vida ao ar livre

Cenários e paisagens de cinema – foto AP Garrido

O destino convida moradores e turistas a aproveitar a vida ao ar livre em programas imperdíveis nas 4 estações. Colorado é uma explosão de cores e flores na primavera e no verão, em meio a verdes florestas. No outono, o cenário muda, e são as folhas das árvores que colorem as florestas em diferentes tons, para finalmente dar lugar à neve branquinha que toma conta das montanhas e fazem a alegria dos esportistas de inverno nas concorridas e famosas estações de esqui da região.

Todos querem o Colorado

Natureza exuberante por todos os lados no Colorado – foto AP Garrido

Cidade moderna e cercada de natureza, o ar puro das montanhas e paisagens selvagens a menos de uma hora da capital, fazem de Denver e todo o  estado do Colorado um dos melhores destinos de viagem e um dos lugares mais legais  para viver nos EUA. Não é à toa que muitos turistas têm buscado o destino como opção de férias e vários americanos têm escolhido morar no Colorado pela qualidade de vida que o estado oferece. Nos dias atuais, comprar uma casa por lá, requer muita paciência, devido à enorme procura e quem coloca uma casa à venda, pode fechar negócio em menos de 24 horas!

Denver

A bela fachada da Union Station – foto AP Garrido

A viagem pelo Colorado deve começar por Denver, cidade localizada na base das Montanhas Rochosas, exatamente 1 milha acima do nível do mar. A “Mile High City”, como a capital do estado é conhecida, tem muita área verde, cerca de 200 belos parques, muitas atrações que podem ser  exploradas de bicicleta e uma variedade de atrações para agradar todas as idades. A cidade guarda histórias, curiosidades e lendas  do Velho Oeste na arquitetura e nas dezenas de museus e locais que preservam as características e personalidade da era dos cowboys, mas Denver é também uma cidade vibrante, alegre e vem atraindo cada vez mais gente jovem e moderna que busca um contato mais próximo com a  natureza.

Do estilo cowboy ao hipster chic

O estilo cowboy que veste os famosos – foto AP Garrido

Para quem não abre mão de conhecer as tendências e a moda do local,  uma parada imperdível para explorar o mais autêntico estilo cowboy do velho oeste é a loja Rockmount Ranch Wear, com chapéus e camisas xadrez, até hoje usados por rock stars e atores famosos. Nem só de tradição vive a cidade e Denver  também mostra seu lado mais moderno e cosmopolita, nas ruas arborizadas do Cherry Creek Shopping District, com lojas muito interessantes. Vale passear na 16th Street Mall, um calçadão simpático com lojas, cafés e restaurantes e Cherry Creek, com comércio chique, moderno e cheio de personalidade.

Lojas descoladas em Cherry Creek

Gastronomia e muita cerveja

Avanti F&B, um dos lugares gostosos para curtir a comida e a vista da cidade – foto AP Garrido

Gastronomia interessante e eclética, a cidade segue há alguns anos  a tendência de comida “ farm to table” ou “da fazenda para mesa”, privilegiando os produtores locais. A tradição também se faz presente com a famosa carne de búfalo, carro chefe do Buckhorn Exchange, o mais antigo restaurante da cidade, fundado em 1839. Restaurantes como The Populist em RiNo, ou Tag na Larimer Square, mercados de comida como o Denver Central Market, o centro gastronômico do Avanti F & B, uma verdadeira incubadora de restaurantes promissores, além de dezenas de cervejarias e espaços com mesas ao ar livre, estão sempre lotados de gente animada em busca de diversão.

Cervejas Artesanais

O tour das cervejas é um dos programas imperdíveis do Colorado – foto AP Garrido

Denver é uma das maiores fabricantes de cerveja artesanal do mundo, uma verdadeira “Napa Valley” da cerveja. Com ótimas opções de cervejarias, rótulos criativos e produção em pequena escala, um dos passeios mais procurados na cidade é o tour da cerveja, que dá a oportunidade de conhecer várias marcas e degustar as mais deliciosas bebidas fabricadas no Colorado. A Tivoli Brewing Company, a mais antiga cervejaria do estado, a modernosa Ratio em RiNo, a Blue Moon e outras dezenas de cervejaria fazem parte da imperdível Rota da Cerveja.

Rótulos criativos e cervejas diferenciadas – foto AP Garrido

 

Música e Arte

O charme da Larimer Square – foto AP Garrido

Denver é repleta de museus interessantes, restaurantes e bares badalados e intensa vida noturna. Há agito por toda a parte em bairros e praças como a Larimer Square, onde históricos edifícios vitorianos abrigam charmosas lojas, restaurantes e bares. Outro lugar badalado é a recém reformada Union Station, estação de trem com ótimos restaurantes e bares e LoDo que tem uma intensa night life. Para completar, a cidade também tem o Denver Pavilions, um ótimo complexo de entretenimento e compras e o Denver Performing Arts Complex, com 10 diferentes espaços que apresentam  famosas peças da Broadway, orquestras e balés, em apresentações que fervem de gente.

Meca da Música

Red Rocks, só o local já é um show- foto AP Garrido

É também em Denver que fica o Red Rocks Park, um dos mais icônicos espaços abertos de música entre as  Red Mountains, que funcionam como uma acústica natural em um cenário verdadeiramente mágico. Assistir um show nesse local no final de tarde, ver os últimos  raios de sol iluminarem as montanhas vermelhas, enquanto as estrelas tomam conta do céu, é uma experiência inesquecível!

Blue Bear e Union Station

O divertido Urso Azul – foto AP Garrido

A cidade oferece muitas atrações, mas uma das mais curiosas é a gigantesca escultura de um urso azul do artista Lawrence Argent. O divertido Blue Bear,  fica em pé  “bisbilhotando” o que acontece no Centro de Convenções. O autor que deu nome de “ I see what you mean” à sua obra, já devia imaginar que o urso curioso despertaria a simpatia dos passantes. Outro lugar muito legal que deve entrar na sua lista é uma parada na Union Station, reaberta na ocasião dos seus 100 anos em 2014. Hoje a belíssima estação tem ótimos bares e restaurantes, um hotel boutique e sim, ainda funciona como estação de trem e se tornou um dos points mais visitados da cidade.

Os bares e restaurantes da Union Station – foto AP Garrido

Tour da Cannabis

Loja que vende produtos feitos de maconha

Muita gente não sabe que o Colorado é um dos estados americanos onde a indústria da cannabis é legalizada não apenas para uso medicinal, mas também para uso recreativo. Para quem tem curiosidade, é possível fazer o tour da Cannabis, para conhecer todo o processo, do plantio à fabricação de produtos como: chocolates, biscoitos, bolos, doces, remédios, etc., vendidos legalmente nas lojas que são conhecidas como Cannabis Stations.

 

Produtos comercializados na Cannabis Station

Natureza Selvagem

Paisagens deslumbrantes – foto AP Garrido

Muito perto de Denver, as belezas naturais do Rocky Mountain National Park, um dos parques mais bonitos do país, prometem encantar qualquer um que se aproxime. Um verdadeiro paraíso  para quem curte esportes ao ar livre e paisagens exuberantes.

No inverno, é possível aproveitar nada menos que 28 complexos e estações de esqui, sendo Aspen, uma das mais conhecidas dos brasileiros. Para quem curte programas relaxantes, também é possível aproveitar as estações termais, os lindos lagos, cachoeiras e spas maravilhosos nas montanhas.

Cachoeiras, rios e montanhas pelas florestas – foto AP Garrido

No verão, rafting, camping, pescaria, canoagem, passeio a cavalo, alpinismo, escalada, ciclismo, etc. O que não falta é motivo para explorar as belezas que se escondem pelas florestas. Em direção ao destino, a viagem vale muitas paradas.

o cair da tarde no Colorado – foto AP Garrido

Começando  a subida por Winter Park, Estes Parks ou por Mount Evabs, onde está a estrada pavimentada mais alta da América do Norte e seguindo em qualquer direção, prepare-se para ficar sem fôlego, não só pela altitude mas principalmente pelas  paisagens maravilhosas que verá a cada curva no caminho!

Spa no Paraíso

Spa integrado com a natureza – foto AP Garrido

Quem busca uma hospedagem para lá de diferenciada, o Devil´s Thumb Ranch  é uma opção maravilhosa para quem quer esquecer do mundo e relaxar entre belas paisagens com vista para as montanhas nevadas e animais selvagens, em confortáveis cabanas com lareira, tratamentos no spa e piscina aquecida. Puro Luxo!

Boulder

Uma cidade universitária muito simpática – foto AP Garrido

Outra cidade que vale a pena explorar nas proximidades de Denver,   Boulder é uma encantadora cidade universitária, com a vibração de um lugar cheio de gente jovem, praças com animados restaurantes, bares, cervejarias agitadas, música nas ruas e muitas atividades ligadas à natureza.

Loveland

O parque das esculturas em Loveland – foto AP Garrido

Mais uma cidadezinha simpática e bem próxima a Denver que tem como atração imperdível um lindo jardim repleto de belas esculturas, que formam uma verdadeira galeria de arte a céu aberto, também vale a visita.

Paisagens de tirar o fôlego – foto AP Garrido

Com tantos lugares incríveis para conhecer, você deve estar se perguntando como não tinha ainda se programado para visitar um destino tão surpreendente. Então aproveite e coloque o Colorado em destaque na sua lista de lugares para conhecer antes de morrer!

Os felizes moradores dos parques nacionais – foto AP Garrido

Como chegar

Do Brasil não há voos direto para Denver. Uma opção é voar pela American Airlines com escala em Miami ou Dallas, ou pela Copa Airlines com parada no Panamá.

Do aeroporto é possível pegar um trem até a Denver Union Station, localizada no centro da cidade.

A jornalista viajou a convite do IPW 18 e Colorado Tourism Office com seguro de viagem GTA e chip de celular  Mysimtravel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *