Cunha, um paraíso entre montanhas, campos de lavanda e cachoeiras

Cunha é um paraíso emoldurado pela Mata Atlântica, situado antes da divisa de São Paulo com o Rio de Janeiro, na passagem da histórica Estrada Real e no caminho para a praia da cidade de Paraty. Com paisagens de perder o fôlego, com montanhas em diferentes tons de verde, cachoeiras, rios, trilhas, fazendas e ainda por cima, lindos campos de lavanda!

Cunha surpreende por oferecer tanta beleza e dezenas de atividades em um único lugar.

 

A vista da Pedra da Macela

Para curtir a natureza não faltam trilhas, montanhas e cachoeiras. Algumas atrações são simplesmente imperdíveis, como ver a incrível vista da Pedra da Macela, onde é possível com dia claro, avistar além das belas montanhas, as baías de Paraty e Angra dos Reis, a 1.850 metros de altitude. 

Cachoeiras e trilhas

Outra programação imperdível é caminhar nas belas trilhas do Parque Estadual ou aproveitar as inúmeras cachoeiras do local.

Uma linda cachoeira de fácil acesso é a do Pimenta. Vale subir uma pequena trilha e curtir as duas ótimas opções de queda-d`água. A de cima que forma um lago antes de se precipitar na segunda que tem um pouco mais de correnteza. Ótimo momento para molhar o corpo e a cabeça e sair de alma renovada.

Perfume de lavanda no ar

Não precisa mais ir até Provence, na França, para conhecer os lindos campos de lavanda. Cunha também tem!

O ar puro da região com cheiro de lavanda fica ainda melhor! Dois lugares para ter essa experiência inesquecível: No Lavandário, as cores em combinação com a vista perfeita das montanhas garantem as fotos mais incríveis. Já no Contemplário é possível sentar num deck, na sombra de um carvalho, para sentir o perfume e contemplar a beleza dos campos de Lavanda!

Cidade da cerâmica

Também conhecida como a cidade da cerâmica, Cunha possui inúmeros ateliês de artistas que acharam na cidade inspiração para suas criações. É possível visitar muitos deles e entender como se faz essa arte em eventos como o realizado pela Suenaga & Jardineiro, onde os turistas além de comprarem belas peças, podem também aprender o passo a passo do processo.

 

Charmosos cafés e empórios

Muitas fazendas produzem leite, queijos, doces, geleias e outras delícias da roça com toque sofisticado. É o caso da Fazenda Aracatu, que possui na entrada da propriedade, na beira da estrada, uma casa muito charmosa, cheia de objetos antigos de decoração. Misto de antiquário, café e empório, onde se vende de tudo, desde artesanato, doces, verduras e ovos orgânicos, frios, deliciosos queijos, alguns bem sofisticados e sorvetes artesanais de sabores inusitados!

Outro Café bem charmoso na beira da estrada e que também serve de apoio a pousada de mesmo nome é o Café Moara. É possível se deliciar com pães de queijo bem quentinhos, bolos caseiros e variados cafés. Além de artesanato, geleias, doces e outros produtos da região, é possível comprar todos os objetos de decoração do local, incluindo os móveis da casa.

 

Gastronomia caipira  ou contemporânea

Bem servido de ótimos restaurantes, Cunha oferece inúmeras opções para agradar todos os paladares e bolsos. Para uma típica experiência de comida da roça, o Dona Felicidade é um restaurante que serve a mais autêntica comida caipira no forno a lenha. Delícias servidas diretamente da roça e da horta para a mesa, tudo produzido nas terras do restaurante, que abriga também animais, parque infantil e também uma pousada. Para quem se excede com o farto Buffet, há um espaço no jardim cheio de redes, para tirar uma soneca antes de partir para o próximo programa.

Para quem aprecia uma comida mais sofisticada, sem abrir mão de estar no meio da natureza, outra opção interessante para almoço é o restaurante Raízes. Com passagem pela Itália e França, o casal de chefs recebe poucos convidados literalmente no meio do mato, num ambiente totalmente aberto onde existe apenas uma cozinha cercada de vidros e algumas poucas mesas de frente para um laguinho. A ideia é chegar sem pressa e pedir o menu degustação com 8 incríveis pratos de entrada à sobremesa.

Dormir e acordar em meio a natureza 

Já está apaixonado por Cunha? E se eu te contar que além dessas incríveis experiências ainda é possível encontrar um chalezinho pra chamar de seu no meio da natureza, com vista para lindas paisagens e com um preço bem baratinho? No alto da montanha, no mais absoluto silêncio, o Vilarejo Moara tem gostosos chalés e suítes para alugar até mesmo por temporada. Um convite ao descanso e uma ótima opção para casais, famílias e até mesmo para os que não abrem mão de viajar com o pet!

Como chegar:

De São Paulo: 241 km – Acesso pela Via Dutra (em direção a Guaratinguetá) e Rodovia Paulo Virgínio

Do Rio de Janeiro: 308 km – acesso pela Rio-Santos até Paraty seguindo pela RJ-165

Por Ana Paula Garrido, do blog O Melhor da Viagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *