Romântica e exuberante Tailândia

  *Por Ana Paula Garrido

Se a Tailândia faz parte dos seus sonhos, essa é uma lista de lugares imperdíveis para conhecer em um dos destinos mais belos do planeta.

A beleza dos templos budistas – foto AP Garrido

O país está localizado no coração do Sudeste Asiático e faz fronteira com Myanmar, Laos, Camboja e Malásia, além do Golfo da Tailândia e o mar de Andaman. O Reino De Siam, como a Tailândia era conhecida antigamente, é um lugar mágico, exótico, com beleza exuberante, gastronomia insuperável, rica história, cultura e magnífica arquitetura.

Ilhas com praias paradisíacas – foto Tourism Authority of Thailand

Como se não bastassem tantas atrações, a Tailândia é considerada um dos destinos mais românticos do mundo e tem sido cada vez mais procurada para casamento e lua de mel.

A Veneza do Oriente

Bangkok, a Veneza do Oriente – foto Tourism Authority of Thailand

Uma viagem para a Tailândia deve ser iniciada pela capital Bangkok. A cidade foi fundada em 1782 pela primeira dinastia Chakri. Hoje, a metrópole é o centro financeiro, diplomático e cultural de mais de 10 milhões de pessoas, o que faz dela a cidade mais populosa do país. A “Veneza do Oriente” é recortada pelos canais do rio Chao Phraya, conhecido como o “Rio dos Reis”, por onde a população se locomove em ônibus-barcos, como alternativa às ruas sempre cheias e engarrafadas.

Os monumentos iluminados do Grande Palácio – foto Tourism Authority of Thailand

Uma das atrações imperdíveis da cidade é conhecer o suntuoso Grande Palácio. A antiga residência da família Real é um tesouro da arquitetura tailandesa.

Os lindos detalhes das construções da Realeza – foto AP Garrido

São inúmeros monumentos, um mais lindo que o outro. Já o Wat Pho é o maior e mais antigo Templo de Bagkok, conhecido como o Templo do Buda Deitado, onde um gigantesco Buda de 46 metros de comprimento por 15 de altura, impressiona qualquer visitante.

O gigantesco Buda Deitado – foto Ana Paula Garrido

O Templo do Buda de Ouro também é uma atração imperdível. Com mais  tempo na cidade, vale visitar  o Mercado Flutuante, Chinatown, etc.

O templo do Buda de Ouro – foto Ana Paula Garrido

Pattaya

Depois de Bangkok, Pattaya é a cidade com mais arranha-céus do país e um dos lugares mais procurados por moradores da capital e turistas asiáticos para curtir  férias nesse agitado destino  praiano, que recebe mais de cinco milhões de visitantes por ano.

A baía de Pattaya – foto Tourism Authority of Thailand

Antigamente, a cidade era conhecida como a cidade do pecado e a Walking Street, a rua da luxúria. O local ainda aguça a curiosidade dos turistas, atraídos pelas luzes neon e os inferninhos onde moças e “ladyboys”,como os trans são conhecidos, tentam chamar  a atenção dos turistas para os bares, gogo bars e casas noturnas da rua. Mas as autoridades de turismo do país vêm trabalhando fortemente para inibir o turismo sexual e estão conseguindo fazer um bom trabalho, promovendo as atrações interessantes que são inúmeras na cidade.

O agito na Walking Street -foto AP Garrido

 

Pattaya tem muitas praias, templos lindíssimos, fantásticos shows de Drag Queens como os famosos do Tiffany´s Cabaret, o museu interativo Art in Paradise, o imponente Grande Buddha, que fica no topo da colina e tem uma vista belíssima para a baía de Pattaya, o  Jardim Botânico, o Santuário dos Elefantes, etc. Mas a atração mais impressionante da cidade é o Santuário da Verdade.

O Santuário da Verdade é uma belíssima construção em madeira – foto Ana Paula Garrido

Construído em 1981, o imponente templo que ainda está inacabado, impressiona pela grandiosa construção cheia de detalhes e totalmente esculpida em madeira. As belíssimas esculturas refletem a cultura e religiosidade do país e formam uma obra de arte de rara beleza.

Vista aérea do Santuário – foto Tourism Authority of Thailand

Ilhas famosas, outras desconhecidas

Saindo das áreas urbanas em busca de locais mais bucólicos, a Tailândia oferece exuberantes paisagens em mais de cem ilhas.  Phi Phi é a mais  famosas e uma das mais lotadas, depois que uma de suas lindas praias, Maya Bay, serviu de cenário para o filme “A Praia” estrelado pelo ator Leonardo de Caprio.

Phi Phi Island, a ilha mais famosa – Foto Tourism Authority of Thailand

Mas a boa notícia é que existem outras ilhas lindas, algumas ainda desconhecidas da massa de turistas e que valem muito a viagem!

Koh Lanta 

O arco-íris em Koh Lanta no Hotel Pimalai – foto AP Garrido

No sul da Tailândia, na província de Krabi, a belíssima e ainda pouco conhecida ilha de Koh Lanta é mais um paraíso que não demora a ser descoberto. Para quem curte lugares mais tranquilos, com paisagens exuberantes, passeios de lancha e mergulho entre as ilhas próximas, esse destino é um paraíso.

Vista do Hotel Pimalai em Koh Lanta – foto Ana Paula Garrido

Com hotéis maravilhosos como o Pimalai, cercado pela floresta, e com chalés nas montanhas, com total privacidade e conforto com vista para o mar, Spa com massagens indescritíveis no meio da floresta e somente o sol e céu estrelado como testemunha, esse local é feito para casais apaixonados.

Koh Samui e Koh Phangan

Areia branca e mar cristalino nas ilhas da Tailândia – foto Tourism Authority of Thailand

Também no sul do país, do outro lado da costa, na província de Surat Thani no Golfo da Tailândia,  maravilhosas ilhas chamam atenção pelos cenários paradisíacos. As vizinhas Koh Samui e Koh Phangan têm praias de areia branquinha, mar azul que contrasta com os lindos coqueirais e o verde das montanhas. Com opções de  hospedagem para todos os bolsos, as ilhas têm de pousadinhas pé na areia até resorts luxuosos.

Na maré vazia com piscina natural – foto AP Garrido

Koh Samui pode ser acessada em voo de 1 hora direto de Bangkok. A ilha tem praias lindíssimas com mar cristalino, perfeito para mergulho. Lindas paisagens, praias e cachoeiras, templos como o do Grande Buddha, história e cultura, são algumas das atrações que encantam turistas do mundo inteiro. Vale conhecer o maravilhoso Zazen Boutique Resort e almoçar no premiadíssimo restaurante do hotel com vista para o mar. Pela tarde, um passeio de catamarã para apreciar a paisagem, mergulhar e ver o lindo pôr do sol da ilha.

Almoço no premiado restaurante do Hotel Zazen – foto AP Garrido

Koh Phangan ficou famosa pela Full Moon Party, a festa da Lua Cheia que acontece na praia de Haad Rin Nok, atraindo milhares de baladeiros vindos de todo o mundo. Para quem foge do agito, a ilha também oferece atividades para quem curte massagens, yoga, meditação e alimentação saudável.

A beleza dos coqueirais na ilha de Kon Phangan – foto Ana Paula Garrido

No  Jarans  é possível fazer uma ótima aula de yoga. Já o Siam Healing Center oferece massagens tipicamente tailandesas.

Aula de yoga na ilha – foto AP Garrido

No restaurante “Seed to feed” você comerá as melhores e mais coloridas saladas da sua vida, com produtos orgânicos, direto da fazenda para a mesa.

Sucos detox e saladinhas orgânicas do Seed to Feed-foto AP Garrido

Ainda é possível aprender uma inédita “walking meditation” com os monges budistas ou simplesmente entrar de vez no paraíso com as massagens oferecidas no Tamarind Spring Spa,

Spa na Floresta – foto Tamarind Springs

onde você pode fazer sauna nas pedras, tomar banho nas piscinas naturais

Piscinas naturais antes da massagen – foto Tamarind Spa

e fazer uma massagem dos deuses num belo jardim com o canto dos pássaros, no meio da floresta.

Massagem e canto dos pássaros – foto Tamarind Spa

E para fechar com chave de ouro, não saia de lá antes de visitar de barco as ilhas Koh Tao e Nang Yuan para  conhecer  as belas paisagens e os  paraísos submersos onde coloridos peixes e corais fazem a alegria dos mergulhadores.

A ilha de Nang Yuan é perfeita para o mergulho – foto Tourism Authority of Thailand

Alugue uma scooter, o transporte oficial nas ilhas, para explorar cada cantinho delas. Festas, praias, cachoeiras, mergulho, esportes aquáticos, meditação, yoga, massagens, romance  e muito mais é o que te espera nas ilhas da Tailândia!

Triângulo Dourado

O triângulo dourado – foto AP Garrido

Chiang Rai fica mais ao norte do país, na bacia do Rio Kok, formando o Triângulo Dourado com Myanmar e Laos. De tão próximos, os países vizinhos podem ser alcançados em um rápido passeio de barco.

Mais tranquila e menos movimentada que Chiang Mai, a cidade também tem sua importância. A começar pela oferta de ótima gastronomia e coleção de templos, com destaque para o belíssimo Templo Branco, o que já vale a viagem.

Os detalhes do Templo Branco- foto AP Garrido

O espaço foi reconstruído por Chalermchai Kositpipat, artista com ideias irreverentes, que criou ali um projeto supermoderno. A fachada branca é forrada com mosaicos de espelho que refletem a luz e tornam a construção ainda mais impressionante, representando a pureza de Buda e seus ensinamentos.

A beleza do Templo Branco – foto AP Garrido

No interior, pinturas de super-heróis e personagens como Michael Jackson causam surpresa pela ousadia. Outra atração na região é o Museu Negro, projeto do artista Thawan Duchanee, que representa a escuridão da humanidade, com peças provocativas e chocantes. Vale a visita também ao interessantíssimo Museu do Ópio e ao Mae Fah Luang Garden , os belíssimos Jardins do Palácio da Alteza Real Princesa Srinakarindra.

A beleza dos jardins do Palácio – foto AP Garrido

A Rosa do Norte

Considerada a Rosa do Norte, Chiang Mai tem uma história fascinante, já que essa região montanhosa é considerada o berço da civilização tailandesa. Fundada em 1296 pelo Rei Mengrai, ela é a segunda maior cidade do país e a capital cultural da região, berço das tradições do Norte e da religião budista na Tailândia.

A entrega de alimentos aos monges

Chiang Mai oferece muitas atrações na cidade e nos arredores da bela região montanhosa. Não deixe de experimentar as maravilhosas massagens do Spa Oasis, vivenciar a entrega de alimento para os monges e conhecer o belíssimo Templo do Amanhecer.

A beleza do Templo do Amanhecer – foto AP Garrido

Espiritualidade e reverência

O respeito da população pelos monges

Muitos não sabem que a Tailândia é uma monarquia e que 95% da população é praticante do Budismo.  Chama atenção no país, o amor e o respeito dos tailandeses pela Família Real e pelos monges, sempre tratados com muita reverência.  Os tailandeses são muito espiritualizados e suas crenças podem ser vistas em pequenos templos com  oferendas de flores e alimentos aos espíritos  nas entradas das casas, nas ruas e principalmente nos imponentes templos budistas.

O respeito pelos monges budistas – foto AP Garrido

A oferenda de alimentos  aos monges é uma forma de reverência e uma cerimônia bonita  que os turistas podem participar. Uma curiosidade é que por questões religiosas, o alimento deve ser ofertado e nunca pedido.

Massagens e Gastronomia

As técnicas da ótima massagem tailandesa – foto AP Garrido

Duas experiências imperdíveis fazem parte de uma viagem ao país. As massagens tailandesas são famosas e estão por todos os lugares. Há desde lugares  simples com cadeiras no meio da rua à sofisticadas casas de massagens e spas que valem cada minuto de experiência. Recomendo o serviço maravilhoso oferecido no Oasis, um SPA urbano com filiais em Bangkok, Chiang Mai, Phuket e Pattaya, que oferecem massagens de até 3 horas.

A forma gentil de recepcionar clientes no Oasis SPA – foto AP Garrido

O Tamarind Springs é outra experiência indescritível na ilha de Koh Samui. O  SPA fica no meio da floresta e você pode escolher uma sequência de atividades integradas com a natureza.

Massagem em meio a floresta – foto Tamarind Springs

Gastronomia

Vale experimentar um pouco de tudo num food tour para conhecer as delícias da gastronomia tailandesa. Frutos do mar, arroz e muita salada são a base de uma exótica cozinha que tem a  dosagem perfeita entre o doce e o salgado, o amargo e o apimentado.

passear na feira para conhecer os alimentos locais – foto AP Garrido

A sobremesa mais popular é o arroz  com manga. Ninguém seria capaz de imaginar que esta combinação poderia ser tão deliciosa! As frutas, valem um capítulo à parte. A manga e a água de coco tem sabores indescritíveis e cada fruta exótica e desconhecida, merece ser saboreada. A gastronomia tailandesa é maravilhosa e uma forma interessante de conhecer os exóticos ingredientes da culinária do país é explorar as feiras de  rua que acontecem em todas as cidades. Melhor ainda é se aventurar em uma  aula de culinária como a oferecida no Resort Santhiya na ilha de Koh Phangan, para desvendar os segredos e temperos dessa cozinha fascinante.

Aula de culinária tailandesa no Resort Santhyia – foto AP Garrido

Com história riquíssima, arquitetura e natureza deslumbrantes e gastronomia inesquecível, além de hotéis e resorts luxuosos com preços que cabem em qualquer orçamento, a Tailândia é um destino para colocar na lista de lugares maravilhosos para conhecer já!

ONDE SE HOSPEDAR:

Em Chiang Rai – Le Meridien Chiang Rai – http://www.chiangmai.bangkok.com/lemeridien-chiangrai/  

O excelente hotel Le Meredien – foto AP Garrido

Em Koh Lanta, Krabi – Pimalai Resort & Spa – http://www.pimalai.com  

Vista do hotel Pimalai – foto AP Garrido

Em Bangkok – Royal Orchid Sheraton – www.royalorchidsheraton.com

A incrível vista do Royal Orchid Sheraton – foto AP Garrido

Em Pattaya -Movenpick Siam Hotel http://www.movenpick.com/en/asia/thailand/pattaya/moevenpick-siam-hotel-na-jomtien-pattaya 

Vista da sacada do Movenpick Siam Hotel em Pattaya – foto AP Garrido

Em Koh Phangan – Chantaramas Hotel – http://www.chantaramas.com 

A praia do Hotel Chantaramas – foto AP Garrido

Em Koh Samui – New Star Beach Resort Samui – http://www.newstarresort.com

A praia do hotel New Star em Koh Samui – foto AP Garrido

Em Chiang Mai – Ratilanna Chiang Mai –  http://www.ratilannachiangmai.com/

É BOM SABER:

  • Não é necessário visto para a Tailândia
  • É necessário cartão de vacina internacional contra febre amarela fornecido pela Anvisa. Ao chegar na Tailândia é preciso passar pelo “Health Control” para apresentação do cartão.
  • Para visitação de templos e locais religiosos é preciso estar com pernas e ombros cobertos. Decotes, mangas cavadas e transparências também são proibidos. Os sapatos devem ser tirados antes de entrar no templo. A dica é usar sapatos fáceis de tirar e usar meias para evitar o chão quente
  • A reverência ao budismo e à Família Real é uma questão muito importante para os tailandeses. Não se deve sentar-se de costas para a imagem do Buda e ao sentar-se no chão mantenha os pés para trás com o cuidado de não apontá-lo para imagem do Buda ou para um monge.
  • É bom trocar algum dinheiro já na chegada do aeroporto. Euro, Dólar e os cartões de crédito Visa e Master são bem aceitos. A moeda tailandesa é o Thai Baht. 1 US dólar corresponde a THB 30-35 Thai Baht
  • O clima é tropical. De março a maio, quente e úmido com temperatura em torno de 34ºC. De junho a outubro a temperatura oscila em torno de 24ºC e 34ºC, com umidade de até 80%. A melhor época para viajar é entre novembro e fevereiro, quando a temperatura gira em torno de 25º e é fora da temporada de chuva que vai de maio a outubro.
  • Não há voo direto para a Tailândia. Companhias aéreas como a Emirates ou outras europeias oferecem conexões para o destino.

Ana Paula Garrido do blog O Melhor da Viagem viajou a convite da Autoridade de Turismo da Tailândia com seguro de viagem GTA e chip de celular  Mysimtravel