Elvis Presley, blues, soul e rock ‘n’ roll com amigas em Memphis


Ao som de “It’s Now or Never”, na voz de Elvis Presley, a nossa viagem com as amigas pela rota da música no sul dos Estados Unidos entra agora em Memphis, a cidade mais populosa do Estado do Tennessee e também uma das mais musicais do país. Berço do blues, do soul e do rock ‘n’roll , essa é a cidade onde Elvis começou sua carreira e artistas como Jerry Lee Lewis e Johnny Cash, entre tantos astros consagrados, gravaram músicas que fizeram enorme sucesso mundo afora.

Além de ser famosa pela música, com ruas cheias de bares e restaurantes com shows ao vivo noite e dia, Memphis também é famosa pelo churrasco e anualmente recebe milhares de pessoas para o Barbecue Festival, um dos mais importantes festivais da cidade. Entre churrascos, cervejas e muita música, a cidade oferece entretenimento garantido!

 

A casa do rei do rock

Muitas pessoas vão a Memphis especialmente para conhecer Graceland, a mansão onde Elvis Presley viveu seus dias de rei até a sua morte. Transformada em museu em 1982, recebe cerca de 600 mil visitantes por ano.

Dentro da propriedade é possível conhecer o primeiro andar da casa e o subsolo, já que o segundo andar ainda é reservado para a família e não é permitida a entrada. Era nessa casa que o cantor adorava estar com os amigos e família.

É interessante ver os aposentos com decoração da época, a sala com algumas TVs, que o cantor gostava de assistir simultaneamente, a sala com o piano que ele gostava de tocar para os mais íntimos. Ainda no primeiro andar, chama atenção a sala conhecida como a Selva, com carpete verde do chão ao teto, instrumentos e bichos de pelúcia e a sala de jogos forrada de tecido.

Em outros cômodos é possível ver as centenas de discos de ouro e platina, cartazes e cenas de seus filmes, os marcantes figurinos usados em seus shows, etc.

No jardim, próximo à piscina, e onde geralmente os fãs fazem demoradas filas, estão enterrados Elvis, seus pais e a avó.  Em outra área da propriedade está a sua coleção de carros e aviões.

 

Hotel para os fãs de Elvis

Previsto para inaugurar em março de 2017, o hotel The Guest House at Graceland   pretende proporcionar aos milhares de fãs do cantor, uma estadia a maneira sulista como Elvis costumava receber seus amigos e hóspedes na Mansão Graceland. A propriedade ficará ao lado da sua mansão e promete deixar qualquer fã muito bem impressionado, com quartos temáticos e suítes decoradas por Priscila Presley, a mãe da sua única filha. A proposta do hotel é oferecer entretenimento com músicas e filmes do astro, disponíveis 24 horas e tudo mais para quem quer matar as saudades do rei do rock!

Beale Stret em Downtown Memphis

Vários cantores famosos a exemplo de Elvis foram influenciados e passaram muitas noites nesse reduto da boemia. Até hoje, a rua é o ponto de encontro de turistas em busca de um som com raízes. São dezenas de bares, restaurantes e clubes com muitos palcos onde até hoje, ótimos músicos se apresentam e tentam se lançar à fama. Vale andar sem pressa por toda a rua para ouvir o melhor som local. Mas se a Beale Street é a rua da boa música, O BB King´s Blue Club é o seu epicentro. Para quem ama blues, soul music ou R&B, essa é uma parada obrigatória para deliciar os ouvidos e a alma!

bb-king-club-em-memphis-foto-ana-paula-garrido

                                                                                                         BB King´s Club

Jantar Sofisticado

Em cima do BB Kings Blue Club e quase despercebido para quem passa pela rua, há uma agradável surpresa para quem gosta de comer bem. O sofisticado restaurante Itta Bena, uma homenagem à cidade onde nasceu BB King é sensacional! Com um cardápio interessante, ambiente a luz de velas e o som maravilhoso de um piano, o restaurante é uma ótima opção romântica para começar a noite antes de curtir os shows que rolam na rua Beale.

Sun Studio

Sam Phillips abriu o Sun Studio em 1950 imaginando gravar músicas que tanto faziam sucesso da Beale Street. E foi nesse estúdio que aos 18 anos, um pobre e tímido rapaz, depois de muito insistir, teve a chance de gravar a música “That´s all right”. Começava ali uma das maiores carreiras de sucesso que um cantor poderia ter e rapidamente Elvis Presley fez história e enlouqueceu o mundo com o seu estilo de cantar e dançar! Mas não só ele. Por ali gravaram também Johnny Cash, BB Kings, Jerry Lee Lewis, etc. Em um tour pelos estúdios, os fãs podem conhecer gravações originais, ouvir histórias das músicas e das bandas que fizeram sucesso depois de terem sido gravadas ali

Stax Museum of American Soul Music

Para os amantes de Soul music, uma visita ao museu Stax é um must!  São mais de 2.000 itens relacionados à história da música soul, entre fotos, filmes, clipes musicais, figurinos, instrumentos e histórias relacionadas à gravadora Star Records, que lançou grandes astros da soul music ao estrelato, em momentos conturbados de lutas raciais no país. Por lá se vê interessantes curiosidades sobre artistas como Tina Turner, Aretha Franklin, Ray Charles e tantos astros consagrados do soul music.

Mais música e gastronomia

Para curtir uma noite gostosa, onde os locais costumam frequentar quando querem comer bem e ouvir uma boa música, o Lafayette´s Music Hall é uma excelente opção. Com mesas em volta de um palco, onde bandas com diferentes estilos musicais se apresentam enquanto rodas de animados amigos se divertem bebendo e petiscando algumas delícias locais.

E já que Memphis é a terra do churrasco, que tal conhecer um restaurante super local onde as pessoas pedem o almoço no caixa e depois sentam-se nas mesas aguardando as deliciosas opções de pratos? Central BBQ é um lugar que vale a pena conhecer!

Que tal conhecer uma lanchonete onde Elvis costumava aparecer quando estava pela cidade? Até hoje bem famosa, The Arcade costuma atrair os fãs de Elvis que gostam de curtir os ambientes onde o rei frequentava e tirar fotos da mesa onde ele sempre sentava.

Uma boa opção de hospedagem é no Hotel Comfort Inn Downtown Memphis, super bem localizado, perto da Beale Street e com bela vista para o Rio Mississippi.

Atrações que também valem uma visita

Memphis além de muito musical tem inúmeras atrações. Banhada pelo Rio Mississippi e com muito área verde é um convite a programas outdoors, caminhadas, passeios de bicicleta, barcos, etc.  A vista da pirâmide e uma ída ao museu dos Direitos Civis também fazem parte das atrações imperdíveis.

Memphis Pyramid Arena

Construído inicialmente para abrigar shows e eventos esportivos, esse enorme monumento em forma de pirâmide é uma atração inusitada na beira do rio Mississipi. Hoje há uma megastore da Bass Pro Shops, loja fantástica para os amantes de pesca e esportes. Subindo um elevador panorâmico, lá no alto da pirâmide há um interessante restaurante com vista de 360 graus para a cidade, além de um deck que rende ótimas fotos de viagens.

National Civil Right Museum

 

O museu mostra a história da segregação racial americana e de um homem que teve a coragem de sonhar. “I have a dream” é o início do importante discurso de Martin Luther King, um grande líder que pagou com a vida pela “coragem” de incentivar uma multidão de negros a lutar pelos seus direitos.

O mundo precisa conhecer a história desse grande homem, de rever a história da segregação racial nos EUA, um tema até hoje tão presente no mundo e reviver a trágica história do seu assassinato e a importância desse líder para a história mundial. Além disso é possível ver toda a história da chegada dos escravos até os detalhes do hotel Lorraine, palco da tragédia onde King viveu suas últimas horas antes de ser assassinado. O museu dos Direitos Civis mostra mais de 500 anos da história americana e vale muito a visita!

Boa parte das melhores atrações musicais do planeta fazem parte dessa rota. Se música é a sua praia, não perca o próximo post! A nossa viagem musical sairá de Memphis para Muscle Shoals, fechando com chave de ouro em Nashville, no melhor estilo country!

Para quem perdeu os últimos posts, seguem os links da primeira parte da viagem:

https://viagem.catracalivre.com.br/geral/mundo-viagem/indicacao/musica-gastronomia-historia-e-muita-diversao-com-as-amigas/

https://viagem.catracalivre.com.br/geral/mundo-viagem/indicacao/amigas-musica-gastronomia-e-historia-numa-viagem-louisiana/

A jornalista viajou a convite da Travel South, Brand USA, Copa Airlines com seguro de Viagem GTA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *