Atrações

Mont Saint Michel, séculos de história em cenério de filme

Reconhecido como Patrimônio Mundial pela Unesco em 1979, o belíssimo Monte de Saint Michel vale um passeio para quem visita a região da Normandia na França. A ilha, que fica cercada na maré alta, parece um cenário de filme medieval. Andar pelas ruas estreitas e becos, subir ladeiras e escadarias até o topo do imponente monumento é como virar personagem de um filme e vivenciar séculos de história.

A entrada da Ilha – foto AP Garrido

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Localizado a 360 km de Paris, o conjunto das belíssimas construções parece um castelo medieval cercado pelo mar. Ao olhar de longe para o belo monumento no alto da montanha, imediatamente pensamos em reis e rainhas, palácios e contos de fadas. Na verdade, esse tesouro arquitetônico era habitado por monges beneditinos, frequentado por peregrinos e em seguida por prisioneiros, o que torna a história do Monte Saint Michel ainda mais interessante.

A entrada da fortaleza. Não parece um cenário de filme? foto AP Garrido

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Erguida sobre uma ilha rochosa, a imponente Igreja Pré-romana dos séculos XI e XV, tem uma arquitetura  impressionante e guarda histórias riquíssima de importantes eventos ao longo dos séculos. A história do monumento começa no ano 708, quando Aubert, o bispo de Avranches, decidiu construir um santuário após a terceira aparição do Arcanjo Miguel em seus sonhos.

A vista e a maré vazia – foto AP Garrido

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Consagrada em 709, a igreja rapidamente se converteu em importante centro de peregrinação, atraindo visitantes e peregrinos. Em 966, a pedido do Duque da Normandia, uma comunidade de monges beneditinos instalou-se no alto da montanha, onde foi fundado um monastério.

A imponente arquitetura do local – foto AP Garrido

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A  construção foi ampliada ainda mais entre os séculos 12 e 13. Durante a Guerra dos 100 anos, entre Inglaterra e França, o Monte Saint Michael provou ser uma grande fortaleza militar, quando suas muralhas e fortificações resistiram fortemente aos ataques ingleses. Depois da Revolução Francesa, o local foi usado como prisão.

Os arcos da gigantesca construção – foto AP Garrido

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Hoje, essa é uma das atrações mais visitadas na França, depois de Paris. A fortaleza medieval abriga um vilarejo, um mosteiro e a abadia de Saint Michel. A ilha, cercada pelas maiores marés europeias, que sobem e descem rapidamente, deixam a atmosfera local com um ar ainda mais misterioso.

A vista de cima da Abadia – foto AP Garrido

 

 

 

 

 

 

 

 

 

É possível se hospedar na ilha ou em hotéis nos arredores. Para quem  pretende visitar o local em um “bate e volta”, vale a pena passar um dia inteiro no vilarejo, chegar cedo, explorar as  ruas de pedra, se perder pelos seculares becos e vielas, passear pelas lojinhas e cafés,  curtir  as lindas casas da vila e observar o belo fenômeno da maré. A paisagem e o cenário são tão encantadores que compensam a subida das escadarias e ladeiras que levam à Abadia.

Um dos belos ângulos da Abadia – foto AP Garrido

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Faça uma pausa no caminho, escolha um dos charmosos restaurantes para tomar um bom vinho e apreciar sem pressa a bela arquitetura com séculos de história até chegar no topo da montanha e se surpreender com a imponente construção da Abadia e as paisagens de perder o fôlego. Não deixe de experimentar os famosos e históricos  omeletes da Mère Poulard, programa gastronômico obrigatório para quem visita um dos mais famosos monumentos da França!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A jornalista Ana Paula Garrido viajou a convite da Atout France com chip de viagem Mysimtravel

Matéria original sobre a Normandia escrita para o Jornal Brasilturis

 

Ana Paula Garrido

Ana Paula Garrido, jornalista e editora apaixonada por descobrir o mundo e contar boas histórias. Com matéria publicadas em veículos como Catraca Livre, UOL, Universa, Revista Let's Go Bahia, Gringas News, Jornal Brasilturis, Jornal North News, revista Viagens SA, Melhor Viagem, Via G, etc, ela une o jornalismo à paixão por viajar para compartilhar suas experiências e inspirar a jornada de quem acredita que viajar é o melhor investimento da vida!

Ana Paula Garrido

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *