Dicas de viagem de motorhome pelos EUA

  *texto e fotos Ana Paula Garrido

Quem não sonha em fazer uma viagem de motorhome nos Estados Unidos? Esse país tão grande e repleto de belezas naturais de norte a  sul, com lindos parques preservados e uma estrutura inacreditável de campings é o destino perfeito e muito seguro para quem quer experimentar essa modalidade de viagem.

Viagem pós pandemia

Acampamentos em lugares paradisíacos – foto Ana Paula Garrido

Viajar de motorhome por lugares ainda pouco explorados e sem multidões é uma das grandes tendências do turismo pós pandemia.

Lago em acampamento – foto AP Garrido

A boa notícia para quem planeja uma viagem dessa pelos Estados Unidos é que não falta opção de acampamentos, parques  e outros  lugares surpreendentes para vivenciar esse estilo de viagem.

Acampar e curtir a natureza – foto Ana Paula Garrido

Com toda estrutura e segurança  que o país  oferece, acampar nos Estados Unidos é um estilo de vida para muitos americanos e os campings são verdadeiros resorts de férias, perfeitos para uma viagem com familiares e amigos.

Acampar é um estilo de vida – foto Ana Paula Garrido

Por onde começar

Um dos veículos da Cruise America – foto Ana Paula Garrido

Além de escolher uma empresa séria para alugar um motorhome, é preciso também escolher um roteiro que seja compatível com seu tempo de viagem e com a  época do ano que você escolher viajar.

Paisagens de inverno – foto Ana Paula Garrido

Vale lembrar que no inverno americano, no norte e no nordeste dos Estados Unidos, você  poderá enfrentar dias muito frios e  com tempestades de neve.

Paisagens no Arizona – foto AP Garrido

Já no verão, estados como Arizona e Nevada, por exemplo, estarão com temperaturas altíssimas, e você deverá estar preparado para dias muito quentes e secos do deserto.  Afinal, viajar de motorhome é uma forma de se conectar com a natureza e a  ideia é aproveitar muito os dias ao ar livre, entre bosques e florestas, ver o sol nascer ou se pôr ou apreciar as noites com lua e céu estrelado em volta de uma fogueira.

Fogueira e céu estrelado – foto Ana Paula Garrido

Na minha opinião, viajar na primavera para ver o desabrochar das flores, ou no outono, quando as folhas se enchem de cores,  são garantia de vivenciar paisagens de cinema, daquelas que se eternizam nas nossas memórias, principalmente para os brasileiros que não estão acostumados a ver a mudança marcante das estações, como acontece nos EUA.

Paisagens do outono americano – foto Ana Paula Garrido

Viaje sem medo

Já ouvi também muita gente falando que tem receio de viajar de motorhome porque não sabe como dirigir um veículo tão grande, estacionar, fazer uma curva ou até mesmo entender como tudo funciona. Não deixe que esse medo bobo impeça você de vivenciar essa experiência tão incrível.

De motorhome por estradas incríveis – foto Ana Paula Garrido

Você poderá assistir filmes com informações importantes na loja, antes de pegar o veículo. Dá para ler o manual antes de começar a dirigir e tirar dúvidas com a pessoa  que lhe acompanhará até o motorhome para lhe orientar com todos os detalhes sobre: gerador, tanques de água, de descarga, mangueiras, eletricidade etc. Se tiver alguma dúvida ou problema, poderá sempre ligar para a empresa 24 horas. Inicialmente parece assustador todos esses detalhes, mas eu lhe garanto que é muito mais fácil do que você pensa.

Não é difícil dirigir um motorhome – foto AP Garrido

Escolhendo o Motorhome

Carro compacto C19

Como a minha experiência de viagem foi pela empresa Cruise América, vou falar sobre as 4 opções de veículos disponíveis. Para 2 pessoas, existem modelos pequenos e econômicos,  o C19 e T17. Se a viagem for  com mais de 2 adultos, melhor pegar o C25.

Modelo intermediário C25

Esse modelo intermediário, acomoda muito bem um casal com crianças. Se estiver viajando com 4 adultos ou mais, alugue o C30 para um conforto maior.  

Modelo maior

No entanto, se estiver viajando com outro casal e crianças, o ideal seria alugar mais de um veículo para mais conforto e privacidade.

Espaço interno bem aproveitado – foto AP Garrido

No meu caso, o carro escolhido foi o C25. Apenas eu, meu marido e nosso pet, que adorou a viagem. Achei o espaço desse veículo muito bem aproveitado. Uma cama de casal confortável, um banheiro dividido com 2 espaços, um interno  com vaso sanitário e  chuveiro com cortina, e o externo com pia, espelho e armários, o que facilita o uso.

Cama confortável e banheiro dividido – foto AP Garrido

Todo o veículo tem nichos bem aproveitados com armários e gaveteiros,  uma cozinha prática com fogão e micro-ondas, armários do chão ao teto, geladeira e congelador com um espaço razoável e bem maior que um frigobar de hotel.

Cozinha prática – foto AP Garrido

Uma mesa com bancos que se transformam em cama, e uma cama que fica acima dos assentos do motorista e passageiro, certamente o lugar preferido das crianças dentro do veículo.

Mesa que se transforma em cama – foto AP Garrido

Todos os veículos, independentes do tamanho, têm as seguintes características: direção hidráulica, freios assistidos, controle cruzeiro, câmbio automático, ar-condicionado/calefação, micro-ondas, fogão, geladeira/refrigerador, banheiros com chuveiro, pias, armários, gerador etc.

Cama e banheiro – foto AP Garrido

Para ideia de valores, a empresa oferece por exemplo, um pacote saindo de Atlanta no dia 05/1/22 até 11/02/22, nesse modelo C25, com 700 milhas- a partir de USD 1.150,00. Para garantir esse valor, a reserva deverá ser feita até o dia 31/07/21. Para ver outros pacotes acesse a FLOT

Acampamentos

Entrada de um dos acampamentos – foto AP Garrido

É surpreendente a quantidade e qualidade dos acampamentos, parques nacionais e estaduais. Alguns deles são verdadeiros resorts de RVs, com atividades e estruturas de grandes hotéis, além de sempre estarem localizados em lugares muito especiais com paisagens deslumbrantes com praias, lagos, montanhas, cavernas ou cachoeiras, tudo para você ficar completamente conectado com a natureza.

Acampamento em antigas terras indígenas – foto AP Garrido

É possível também vivenciar diferentes experiências com o Harvest Hosts. Por cerca de 75 dólares, você pode adquirir um passe com validade de 1 ano, que lhe dá direito a uma lista de lindas fazendas, vinícolas, cervejarias e até museus, onde você poderá pernoitar com o seu motorhome.

Fazenda de maçã – foto AP Garrido

Acho muito interessante acampar nesses lugares pelo caminho. No entanto é bom saber que poucos oferecem a mesma estrutura de um camping, com água, eletricidade ou banheiros. Logo,  para acampar nesses lugares você deve usar o gerador do seu motorhome.

Nós escolhemos uma fazenda de maçã e a experiência foi incrível!

Frutas da fazenda – foto AP Garrido

Também é possível pernoitar em alguns estacionamentos de lojas e ótimos restaurantes, como os da rede  Cracker Barrel.

Campings

Existe uma infinidade de opções de acampamentos pelos Estados Unidos com preços para todos os bolsos, alguns bem simples e outros oferecem estrutura de resorts com piscinas, jacuzzi, restaurantes, salões de jogos, cinema, quadras de tênis, festas e até shows!

Mapa do Acampamento KOA

Os valores podem ir de 20 a 200 dólares, dependendo da época em que a viagem for feita. É sempre interessante fazer reservas com antecedência e deixar o acampamento avisado sobre a previsão de sua chegada. Os campings têm horário para check in e check out, como num hotel. Ao chegar, dirija-se ao check in do estabelecimento. Eles provavelmente lhe darão um mapa com a localização da sua vaga, ou levarão você até lá.

Vaga no camping – foto AP Garrido

Ao estacionar, você terá conexão para água, eletricidade e algumas vezes até mesmo TV a cabo e internet. Os carros da Cruise America não possuem TV e a ideia de acampar é também se desconectar da TV e do celular e se conectar com a família e a natureza. Os acampamentos também oferecem locais adequados para o descarte de lixo e esgoto.

Conexão com a natureza – foto AP Garrido

Liberdade e natureza

Acampamento no outono – foto AP Garrido

Viajar com a própria casa é uma sensação muito bacana e diferente. Dá uma liberdade de fazer uma viagem no seu tempo, mudar o roteiro, passar mais tempo curtindo um lugar, que não estava nos planos e principalmente aproveitar momentos preciosos com quem gostamos em meio a paisagens deslumbrantes.

Paisagens de cinema – foto AP Garrido

Se você ama o contato com a natureza, posso te garantir que viajar de motorhome é uma das experiências mais incríveis que você terá na sua vida.

Na próxima semana, publicarei o roteiro de viagem que fiz pela Nova Inglaterra, no nordeste dos EUA. Uma viagem de sonhos por paisagens cinematográficas. Não perca!

É bom saber:

  • Motorhomes são chamados de RV – Veículo de Recreação.
  • Você pode alugar seu RV ainda no Brasil. Os preços podem ser melhores e incluem um kit básico de viagem com roupas de cama, toalhas, travesseiros,  kit de cozinha com potes, panelas e louças.
  • Os veículos da empresa Cruise America estão disponíveis para aluguel em 27 locais nos EUA e em 5 no Canadá.
  • As lojas da Cruise America não abrem aos domingos e feriados. Logo, fique atento ao dia de semana para planejar sua viagem.
  • Horário para retirar o veículo – 13 às 16h. Horário para devolução – 9 às 11 da manhã.
  • Depois do check-in, você deverá assistir um filme com orientações importantes, baixar no seu celular guias, mapas, app etc. com muitas informações e dicas preciosas.
  • A Cruise America tem algumas parcerias que garantem descontos em acampamentos como o da KOA e lojas.
  • O seu CNH brasileiro será o documento aceito para dirigir o veículo.
  • Se quiser pegar o veículo em uma cidade e devolver em outra é possível, mas terá que pagar uma taxa que varia entre 250 e 650 dólares.
  • Quanto mais cedo fizer a reserva, mais chance de conseguir preços melhores.
  • Você poderá pegar um pacote por milhas ou ilimitado.
  • A Cruise America oferece sugestões de viagens com roteiros prontos, com mapas e melhores estradas para seguir. Vale dar uma conferida, já que um motorhome não pode circular em qualquer estrada, por limites de peso e altura.
  • Dirija com cautela e fique atento nas curvas, já que está dirigindo um grande veículo.
  • Para estacionar o veículo e sempre que for dar ré, aconselho ter uma pessoa do lado de fora para melhor orientar o condutor.
  • Observe diariamente as luzes indicativas no veículo para saber se o tanque de água, do chuveiro e da descarga estão cheios.
  • Fique atento também ao consumo do gerador. Procure desligar as luzes e ar-condicionado quando não estiver usando.
  • No veículo, evite tomar banhos longos. Lembre-se de fechar a torneira enquanto estiver usando sabão e xampu, evitando encher o tanque de água suja, que precisa ser descartado em média, a cada 3 ou 4 dias, dependendo do uso. Os acampamentos também oferecem banheiros com boa estrutura.
  • Tente guardar os alimentos e bebidas na geladeira de forma que fiquem todos presos, evitando que eles  corram de um lado para outro quando o carro estiver em movimento.

Estrutura nos campings

  • Banheiros com chuveiros, loja de conveniência, alguns oferecem piscinas, jacuzzi, salões de jogos, restaurantes etc.
  • Os acampamentos geralmente vendem lenha para as fogueiras. Sim! Você vai querer sentar-se em volta da fogueira, mas é bom saber a madeira não deve ser transportada caso você saia de um estado para outro.
  • A água usada para encher o tanque do RV normalmente não é tratada, então a água que sai da pia não dever ser bebida ou usada para cozinhar.
  • Se estiver vindo do Brasil, melhor será adquirir o kit completo com roupas de cama e banho, além de utensílios de cozinha.
  • Mas você deve dar uma passada em algum mercado para comprar alimentos e bebidas, lanches, material de limpeza, papel higiênico e outras necessidades.
  • Aconselho comprar um tapete para colocar na porta do RV e deixar os sapatos na entrada, já que estarão sempre sujos de lama, areia e poeira, afinal você está acampando e isso evitará muita sujeira dentro do veículo.
  •  Americanos são muito práticos e costumam usar materiais descartáveis como copos, pratos de papel ou plástico. Isso evita uma perda de tempo e economia em lavar pratos, mas por favor, dê preferência aos biodegradáveis.

2 thoughts on “Dicas de viagem de motorhome pelos EUA

  1. Adorei a matéria, AP, muito bem escrita e elucidativa. Já estou sonhando com a minha viagem levando as bikes e procurando os parques que tenham opção de trilhas para rodarmos durante o dia de bike.

    1. Paulo Coelho, vindo de você, fico muito feliz em saber que gostou da matéria e está sonhando com sua viagem. Tenho certeza que irá amar viajar de motorhome. Essa é uma experiência inesquecível ! Depois me conte como foi! Grande beijo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *