AtraçõesDestinos

Coisas imperdíveis para fazer na Cidade do México

  *por Ana Paula Garrido

O México é um país rico em cultura, história, cores, ritmos e sabores e lhe garanto, é ainda mais surpreendente e encantador do que qualquer texto que você tenha lido ou  imagem que você tenha visto sobre ele!

Até a morte é celebrada com alegria – foto AP Garrido

É na cidade do México onde a essência cultural mexicana poderá ser sentida, na alegria e simpatia do povo, na arquitetura moderna e antiga, na culinária autêntica e na música que faz vibrar o coração.

O pulsante centro da cidade – foto AP Garrido

Se você ouvia histórias  que a cidade do México era perigosa, caótica e poluída, deixe seu preconceito de lado e surpreenda-se com as maravilhas que a cidade tem para oferecer. Embarque nessa aventura e eu garanto, você irá se apaixonar!

Um metrópole arborizada – foto AP Garrido

Sim! Ela é imensa, caótica, poluída, ao mesmo tempo, ela  também é arborizada, idílica e provinciana. A cidade do México surpreende pelos contrastes e seduz pelas surpresas e segredos que são revelados a cada esquina.

Bosque de Chapultepec, um oásis na cidade – foto AP Garrido

Com boas atrações turísticas concentradas no Centro Histórico, a sugestão é começar um tour pelo Zócalo, como a Praça da Constituição é conhecida. A imponente Catedral Metropolitana, o belo Palácio Nacional e a zona arqueológica do Templo Mayor, importantes museus e lindos exemplares de casarões coloniais, são algumas atrações imperdíveis para ter uma imersão na cultura mexicana e passear por diferentes séculos de histórias concentrados em um quarteirão.

A Praça da Constituição – foto AP Garrido

Museu Frida Kahlo

A Casa Azul de Frida – foto AP Garrido

A encantadora Casa Azul, onde Frida cresceu e viveu até a sua morte, promete um mergulho no universo criativo da artista.

A entrada do museu – foto AP Garrido

Transformada em museu, a casa é atualmente uma das atrações mais procuradas pelos turistas na cidade. Os vários ambientes guardam obras e objetos pessoais de Frida e do seu marido Diego Rivera.

A cozinha de Frida – foto AP Garrido

Frases nas paredes, objetos de decoração, a cadeira de rodas no estúdio de pintura, a cozinha amarela e modernosa para a época, dão uma pista da personalidade autêntica do casal de artistas, que vivia cercado de intelectuais e pessoas ligadas às artes, cultura e política,  dentre eles, León Trotsky, que viveu um romance extraconjugal com Frida, quando esteve exilado no México. Existe  também um interessante museu na cidade que conta a  história do líder da Revolução Russa.

Objetos pessoais da artista – foto AP Garrido

O museu Frida Kahlo está situado no arborizado e charmoso bairro do Coyoacán.  Vale passear pelas ruas do entorno para apreciar a região. Como o museu costuma lotar, é bom comprar as entradas pela internet e evitar a visita no final de semana. É bom saber que é preciso pagar para fazer fotos do local.

Praça Garibaldi

Os Mariachis – foto AP Garrido

Folclórica e turística, porém irresistível, a Praça Garibaldi é um convite a conhecer dois patrimônios mexicanos, a Tequila, bebida mais popular do país e a música dos Mariachis. O local é repleto de restaurantes e os grupos musicais com os artistas vestidos à caráter, aguardam os turistas para em troca de alguns trocados, tocarem músicas que são ouvidas nos 4 cantos da praça.

As criativas garrafas de Tequila – foto AP Garrido

O interessante Museu da Tequila e Mezcal, com uma enorme variedade de garrafas de tequila, também vale a pena visitar.

O Bosque e o Castelo de Chapultepec

O mirante do Bosque – foto AP Garrido

O Bosque de Chapultepec é a  maior área verde da cidade, onde estão o belo Castelo, o museu de Arte Moderna e o imperdível Museu de Antropologia, lindos  bosques, lagos, fontes, monumentos, auditório, zoológico, jardim botânico, jardim para a terceira idade, refúgio para leitura etc.

Entrada do Castelo – foto AP Garrido

O lindo castelo de Chapultepec, estrategicamente construído em cima de uma montanha, é um  patrimônio nacional que muito orgulha os mexicanos. O castelo abriga hoje um riquíssimo acervo, que guarda histórias do México desde a época pré -histórica.

Um belo museu – foto AP Garrido

Em 1939 o castelo foi transformado no Museu Nacional de História. Aproveite o dia para curtir  um passeio pelo belo parque e depois conhecer o interessante museu e admirar a linda arquitetura do castelo.

Patrimônio Histórico Mexicano – foto AP Garrido

Museu Nacional de Antropologia

A famosa Pedra do Sol asteca – foto AP Garrido

Situado no Bosque de Chapultepec, o fantástico Museu Nacional de Antropologia merece uma visita demorada. Imperdível conhecer o riquíssimo acervo com raros artefatos arqueológicos, desde a era pré-colombiana, passando pelas civilizações maia e asteca.

Importantes registros históricos – foto AP Garrido

Uma verdadeira aula de história em 23 diferentes espaços.  Além das belíssimas peças, a construção do museu, projetado em 1963 por um famoso arquiteto, também merece a atenção.

Área externa do museu – foto AP Garrido

Bairros simpáticos e boêmios

Bairros cheios de charme – foto AP Garrido

Vale conhecer os bairros charmosos, arborizados e cheios de vida, como Condesa, Roma, Coyoacán e San Ángel. Repletos de ruas e praças com ótimas opções de cafés, livrarias, lojinhas e mercados.  À noite um clima boêmio com bares e ótimos restaurante, deixam a cidade ainda mais animada.

Boas opções de restuarantes no México – foto AP Garrido

Ruas de pedra, lindas casas, lojas e mercados repletos de arte, artesanato e comidas típicas, assim é o “Bairro Mágico” como o bairro de San Ángel foi recentemente declarado.

O colorido artesanato – foto AP Garrido

 Aos sábados, o famoso “Bazar de Sábado” faz a alegria dos turistas, pela maravilhosa feira de artesanato, com peças lindíssimas do artesanato local.

Uma variedade de peças e cores – foto AP Garrido

Não deixe de conferir as lindas lojas e galerias em volta das praças, as casas históricas como as casas gêmeas, projetadas pelo arquiteto Juan O’Gorman para Diego Rivera e Frida Kahlo, os ótimos restaurantes de chefs renomados, a Casa Del Risco e sua belíssima fonte do século XVI. Definitivamente, um passeio delicioso para fazer no sábado.

A arquitetura do bairro – foto AP Garrido

A Casa dos Azulejos

A lindíssima fachada da Casa dos Azulejos – foto AP Garrido

Uma linda casa de azulejos construída no século XVI, chamada na época de Palácio Azul, é de uma beleza rara, com azulejos chineses que foram desenhados exclusivamente para ornar a sua fachada. A casa guarda em suas paredes memórias de amor, de terremotos e até de crimes e histórias de fantasma.

Detalhes do interior da casa – foto AP Garrido

Em seu  belíssimo pátio, há uma linda fonte de pedra, um interessante painel na escadaria que  leva ao segundo andar, onde há  luxuosos salões de onde é  possível  apreciar a beleza do pátio aberto. Hoje, o espaço abriga a tradicional Sanborns, cadeia latina de restaurantes e lojas e o local é um convite irrecusável para tomar um café ou chá no charmoso pátio enquanto admira a beleza do casarão.

Restaurante Giratório

O cidade do México em 360 graus – foto AP Garrido

Perto do Centro de Convenções, no 45º andar do gigantesco prédio do WTC, está o restaurante giratório Bellini, que oferece uma vista giratória de 360º. Um ótimo lugar para fazer um happy hour no entardecer e ver a cidade se iluminar.

Comer um chile en nogada

As cores da bandeira mexicana – foto AP Garrido

A culinária mexicana, merece um capítulo à parte. Com pratos já conhecidos em todo o mundo, a gastronomia é marcante e há excelentes restaurantes em todos os bairros. Mas se estiver visitando o país entre julho e setembro, vale conhecer o Chile em nogada.

Chile em nogada – foto AP Garrido

 Esse é um prato típico do estado de Puebla, que faz muito sucesso entre os mexicanos e dá vontade de comer com os olhos, de tão lindo que é a sua apresentação. Ele é uma espécie de pimentão recheado com carnes e especiarias, coberto com um creme à base de nozes e adornado com as cores da bandeira mexicana.

As pirâmides de Teotihuacán

As misteriosas pirâmides – foto AP Garrido

Distante apenas 50 km da cidade do México estão os vestígios milenares da civilização Teotihuacán. O mistério e a beleza das construções, a Pirâmide do Sol, a Pirâmide da Lua e a Calçada dos Mortos, devem ser um programa obrigatório para quem visita a cidade do México.

A pirâmide do sol – foto AP Garrido

Para finalizar, uma parada num interessante restaurante dentro da caverna, fará dessa programação, um dia inesquecível!

Restaurante da caverna – foto AP Garrido

Um destino surpreendente e vibrante, rico em história e  cultura, um povo alegre e simpático, uma cidade linda e arborizada, uma culinária autêntica, música e ritmos que invadem o coração, fazem do país um surpreendente destino para colocar na sua lista de viagens!

A jornalista viajou com apoio  do Conselho de Promoção Turística do México (CPTM) e Destination Management Services de Mexico  (DMS de México),  Consulado Mexicano em São Paulo, com chip de celular Mysimtravel e seguro de viagem GTA.

Ana Paula Garrido

Ana Paula Garrido, jornalista e editora apaixonada por descobrir o mundo e contar boas histórias. Com matéria publicadas em veículos como Catraca Livre, UOL, Universa, Revista Let's Go Bahia, Gringas News, Jornal Brasilturis, Jornal North News, revista Viagens SA, Melhor Viagem, Via G, etc, ela une o jornalismo à paixão por viajar para compartilhar suas experiências e inspirar a jornada de quem acredita que viajar é o melhor investimento da vida!

Ana Paula Garrido

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *