Como é viajar no trem da Brightline pela Flórida

                              *por Ana Paula Garrido

Já imaginou viajar pelas cidades mais queridas da Flórida em um trem moderno e mega confortável? Eu viajei no trem da Brightline e vou contar essa experiência maravilhosa para você. Eu fui de Miami para Boca Raton aproveitando o serviço premium da empresa e voltei no mesmo dia. Eu fiquei muito impressionada com essa experiência!

A estação da Brightline em Miami – foto Brighltine

A Brightline é a única fornecedora de trens intermunicipais modernos e ecológicos na América. A empresa oferece trens rápidos que atingem uma velocidade de até 130 Km por hora, uma excelente alternativa de locomoção para quem viaja pela Flórida, com rapidez, conforto e serviço impecável.

Uma nova opção de transporte pela Flórida – foto Brightline

Atualmente, a empresa atende Miami, Aventura, Fort Lauderdale, Boca Raton e West Palm Beach, com sua estação de Orlando começando a operar em setembro de 2023 e planos para uma nova linha que conectará Orlando até Tampa e na outra costa americana, uma linha que conectará Las Vegas até o sul da Califórnia. 

A estação de Miami

A moderna estação em Miami – foto Ana Paula Garrido

Minha viagem começou em Miami, onde a estação da Brightline é fantástica! Tudo muito moderno e funcional. Ela fica bem no centro da cidade, perto de vários pontos turísticos e comerciais. A estrutura é clean e muito confortável, com wi-fi grátis, lojas, cafés e um lounge exclusivo para os passageiros que viajam na cabine Premium, que é uma classe mais especial do trem.

Estação moderna e super clean -foto Ana Paula Garrido

O processo de check in é muito rápido. Você pode baixar seu ticket pelo aplicativo ou pelo celular e passar o código de barras do seu bilhete pela catraca. Em seguida sua bagagem deve passar pela esteira de raio-x e pronto! Você já pode aproveitar a sua viagem e explorar a estação antes de subir para a plataforma do trem.

Lounges PREMIUM

O salão Premium – foto Ana Paula Garrido

São 2 classes de passagens: a comum é a Smart e a primeira cabine é chamada de Premium, que oferece um serviço vip e diferenciado. Como meu ticket de viagem era Premium, ele me dava acesso à sala vip, onde você tem um espaço muito confortável, com bebidas como vinhos, cervejas e refrigerantes, cafés, além de uma mesa com frios, doces, pães, frutas e chocolates.

Bebidas na sala primium – foto Ana Paula Garrido

Para quem não está viajando na cabine premium, a estação também oferece muito conforto além de um ótimo bar, o Mary Mary, com drinks e pratos gostosos.

Instalações modernas e serviço vip – foto Ana Paula Garrido

Os alto-falantes anunciam a chegada dos trens que são sempre pontuais e as escadas rolantes para subir para as plataformas são abertas 10 minutos antes do trem chegar à estação.

O conforto dentro do trem – foto Brightline

Ao embarcar nos modernos trens da Brightline, os passageiros são recebidos em vagões espaçosos e confortáveis, projetados para oferecer uma experiência luxuosa. Os assentos de couro são ergonômicos e equipados com tomadas elétricas para facilitar a conexão com celulares e computadores.

Espaço para malas e bicicletas no trem - foto Brightline
Espaço para bicicletas e bagagens – foto Brighline

Os trens têm Wi-Fi gratuito e mesas dobráveis, proporcionando comodidade para trabalhar ou relaxar durante a viagem. Os vagões também dispõem de diferentes configurações com poltronas individuais para quem viaja sozinho. Já para quem viaja acompanhado há também poltronas com mesas, uma opção perfeita para quem viaja em grupo e pode se sentar de frente um para o outro.

No trem, os passageiros têm acesso a um serviço de bordo com opções de alimentos e bebidas e durante a happy hour há um serviço de bar com vinhos e cervejas, permitindo que os passageiros desfrutem de uma experiência ainda mais relaxante enquanto viajam. O serviço de bordo é excelente, com bebidas e snacks à vontade para quem viaja na premium e um cardápio com opções de bebidas e lanches que podem ser comprados para quem viaja em outras cabines.

O moderno banheiro e a experiência touchless - foto Brightline
Banheiros modernos e experiência touchless – foto Brightlie

O banheiro também é muito moderno, onde tudo funciona sem que você precise tocar em portas, descargas e pias. A viagem é muito rápida e agradável. Dá para ler um livro, trabalhar no computador ou simplesmente admirar a paisagem.

Boca Raton

Serviço de bordo no Happy Hour – foto Ana Paula Garrido

Da estação de Miami para a estação de Boca Raton, a viagem dura exatamente 51 minutos. A passagem pode custar em média $20 e poucos dólares na cabine Smart e $54 dólares na cabine Premium, dependendo do horário do embarque. A estação de Boca Raton é bem menor, mas também tem o espaço vip, com poltronas confortáveis, revistas, bebidas e comidas disponíveis e fica logo ao lado do embarque.

O espaço Premium em Boca Raton

Em Boca Raton, uma cidade cheia de charme na parada do trem, dá para explorar as lindas praias, os parques, o Museu de Arte de Boca Raton, o Jardim Botânico de Morikami e o Mizner Park, um centro comercial ao ar livre com lojas, restaurantes e cinema. Na volta, no final da tarde, ainda pude aproveitar a happy hour no trem, tomando vinho e comendo uns queijinhos enquanto apreciava a paisagem pela janela.

Parcerias e eventos culturais

A Brightline também tem parcerias estratégicas com empresas e atrações turísticas e eventos culturais pela Flórida, facilitando a locomoção e promovendo descontos exclusivos e vendas de pacotes especiais para que você não perca nada de animado que está acontecendo pelos destinos, sem o inconveniente e a perda de tempo no trânsito, nas filas e nos estacionamentos. Agora no verão, a empresa está oferecendo muitas promoções com passagens de $10 dólares para adultos e $5 dólares para crianças em determinados horários e para eventos específicos. Há também desconto de 25% para quem viaja em grupo de 4 ou mais pessoas.

Conexões e Integração com outros meios de transporte:

Transporte disponível na saída das estações – foto AP Garrido

A Brightline busca oferecer uma experiência de viagem integrada, facilitando a conexão dos passageiros com outros meios de transporte. As estações estão localizadas próximas a outras opções de transporte, como estações de metrô, ônibus e serviços de transporte terrestre. Isso permite que os viajantes se desloquem facilmente entre diferentes destinos, aproveitando ao máximo sua visita à Flórida. A empresa tem uma ótima parceria com o Uber e também oferece um serviço gratuito em carro coletivo na saída das estações, onde o motorista pode lhe deixar em qualquer local num raio de até 8 km de distância da estação. Não é o máximo?

Próxima parada – Orlando

A nova estação em Orlando foto Brightline

Em setembro está prevista a inauguração da estação em Orlando, que ligará as 2 cidades mais visitadas pelos brasileiros na Flórida e os ingressos já estão sendo vendidos. A aguardada rota entre Miami e Orlando deverá ter aproximadamente 3 horas de duração e o trem sairá diretamente do novo terminal C do Aeroporto Internacional de Orlando. Os passageiros poderão comprar bilhetes nos serviços de atendimento ao cliente ou em um dos vários quiosques de autoatendimento e despachar a bagagem antes de passar por catracas sem toque e a segurança da área de triagem. A Brightline é atualmente o único sistema ferroviário na América que faz a triagem de todos os passageiros e malas antes do embarque.

a entrada da estação em Orlando – foto Brightline

Além de Orlando, a empresa pretende ampliar o seu serviço até Tampa, outra cidade muito procurada por brasileiros na Flórida. Outro importante plano de expansão da empresa promete conectar as cidades de Las Vegas ao sul da Califórnia, outra boa notícia para os turistas e viajantes locais da costa oeste americana.

Sobre a empresa

Brightline em Orlando

A Brightline é uma empresa de transporte ferroviário privada que começou a operar na Flórida em 2018. Seu objetivo era proporcionar aos passageiros uma alternativa conveniente e sofisticada aos tradicionais meios de transporte, como carro e avião. A empresa buscou redefinir a experiência de viagem de trem, combinando design moderno, tecnologia avançada e um serviço excepcional, com um projeto que tem um custo estimado de US$ 5 bilhões em investimento privado. Com sua frota moderna, serviços de alta qualidade e ótimos destinos, a Brightline oferece uma experiência de viagem inigualável.

Adorei a viagem no trem da Brightline – foto Ana Paula Garrido

Eu adorei a minha experiência de andar no novo trem da Brightline na Flórida. Foi uma forma prática, confortável e divertida de conhecer duas cidades incríveis em um só dia e a viagem foi tão rápida que nem senti o tempo passar. Eu recomendo muito para quem quer fazer um bate-e-volta sem stress e com muita diversão.

E você, já andou no trem da Brightline? Me conta nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *