Para onde viajar em época de Pandemia

                                                                                                              *por Ana Paula Garrido

Em tempos de pandemia e quarentena, não dá para pensar em viajar para nenhum lugar do mundo, mas é uma ótima oportunidade para viajar para dentro de si.

A natureza exuberante – foto AP Garrido

Em tão pouco tempo o mundo foi arrastado por uma onda de medo, pânico e temor. Continentes, países e cidades isoladas, populações confinadas e vivendo um dia de cada vez. O novo Coronavírus mostrou ao mundo que estamos todos vulneráveis em qualquer parte do planeta, que não há pátria, nem fronteiras que impeçam a pandemia. Não interessa se somos pobres ou ricos, tão pouco faz diferença a religião, cor, raça ou sexo. Todos podemos ser atingidos.

Colorado – foto AP Garrido

Já sabemos os riscos que estamos correndo e também sabemos que tudo passa e que isso também passará. A vida voltará ao normal, mas enquanto esse dia não chega, que lições podemos tirar de tudo isso? Do jeito que estávamos indo, onde iríamos parar? O universo está nos dando a oportunidade de desacelerar.

Arizona – foto AP Garrido

Aproveite para viajar. Viajar para dentro de si, de respirar, refletir e mudar! Como vamos olhar para nossas vidas, para o próximo e para o nosso planeta depois que esse pesadelo passar? Que momento excepcional que o universo está nos proporcionado para pensar em tantas questões!

Borboletário em Maryland – foto AP Garrido

Hora de cuidar de si, da família e das pessoas.  É tempo de ficar em casa e aproveitar a quarentena forçada para curtir a família, de conversar, brincar e passar tempo com o nosso núcleo mais próximo. Aproveite para assistir bons filmes comendo pipoca, de tocar suas músicas preferidas e dançar com alegria. Use o celular para dar um oi para todas as pessoas que ama, amigos e parentes que não podem se encontrar pessoalmente. Aprenda alguma coisa nova. A internet está cheia de aulas gratuitas. Revistas e livros estão sendo disponibilizados sem custo. Dá até para fazer viagens virtuais para visitar museus, cidades e países.

Praia na Bahia – foto AP Garrido

Aproveite esse tempo para pensar no que você pode fazer de bom para o mundo. Como você pode ajudar seu vizinho, seu bairro, sua cidade a ser um lugar melhor? Cante na janela, ensine alguma coisa que você faz bem, doe livros, ofereça ajuda a quem precisa, compartilhe amor, distribua solidariedade.

Doe livros para seus vizinhos – foto AP Garrido

Mande bilhetes de carinho para quem recolhe seu lixo e lhe atende nas farmácias e supermercados. Peça o delivery do  restaurante do bairro, que está sofrendo sem a clientela. Ajude os menos favorecidos doando alimentos. Bata palmas para os médicos e profissionais que estão se dedicando tanto a salvar vidas. Aproveite para praticar o bem.

Peça delivery do restaurante do bairro – foto AP Garrido

Enquanto a população foi colocada em quarentena, a natureza em todo o mundo parece agradecer. Os pássaros conseguem ser ouvidos no silêncio. Sem a poluição, o ar está mais puro, o céu mais claro e estrelado.  Mares, rios e lagos estão mais limpos e cristalinos e as flores estão desabrochando.

A natureza agradece a quarentena – Jamaica – foto AP Garrido

Vamos aproveitar esse momento extraordinário que o universo está nos trazendo para  viajar para dentro de nós e tirar de lá o melhor que podemos dar ao mundo. Quando tudo isso passar, vamos voltar a nos abraçar e beijar, mas vamos mais do que isso, aproveitar para fazer desse mundo um lugar muito melhor para viver e viajar!

14 thoughts on “Para onde viajar em época de Pandemia

  1. Parabéns pelo texto. Muito bom Ana Paula tb concordo que precisávamos parar e há muito tempo p não chegar a esse extremo . Não pensei q iria viver p ver chegar esse momento. Estou aproveitando muito p conviver c a nova era, com consciência e maturidade.

  2. Adorei o texto com muita objetividade e realidade. As fotos sem comentário, profissionais. Só nos anima a viajar assim que esta quarentena mundial acabar. Parabens Ana !!!!

  3. Parabéns Ana Paula.
    Seu texto chama a atenção para a gravidade do momento com suavidade. Aponta para a importância de isolamento e chama a atenção para a oportunidade de buscar o auto conhecimento. Este que estava esquecido na correria do dia a dia.
    Ao mesmo tempo você mostra uma luz no fim do túnel através das fotos de lugares belíssimos escrevendo que quando todo esse pesadelo passar a beleza da natureza estará nos esperando.
    Parabéns pela sua sensibilidade.
    Beijos Maria Lúcia

  4. Querida Ana Paula ( Papaia):
    Aqui é tia Virgininha.
    Lindíssimo e profundo o seu texto e belíssimas imagens!
    O mundo estava precisando dessa “viagem interior “, estávamos precisando parar
    para rever os verdadeiros valores.
    Que possamos ver o que Deus espera de cada um de nós , que o homem se preocupe mais com o outro e que possamos nos abraçar brevemente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *